A distensão abdominal ou sensação de "barriga inchada" é muito frequente (cerca de 25% da população) e pode causar diversos sintomas como a dor abdominal, náuseas/vómitos, eructação, flatulência, perda de apetite...
A distensão pode incomodar ao ponto de interferir no bem estar da pessoa ou mesmo no desempenho laboral.
Algumas doenças como a insuficiência renal, cirrose, ascite e neoplasias podem causar distensão abdominal. No entanto, na maioria das vezes a distensão não é um problema grave.
A distensão funcional é causada pela acumulação de gases ou fezes no tubo digestivo. Metade dos gases que percorrem o tubo digestivo provém do ar engolido e a outra metade da fermentação dos alimentos pelas bactérias que fazem parte da nossa flora intestinal.
❗Nós engolimos ar quando estamos a comer❗
Comer depressa, comer demasiado, falar enquanto comemos e não mastigar bem os alimentos aumenta a quantidade de ar engolido. Beber pela palhinha, mastigar pastilha elástica ou chupar rebuçados também aumentam a quantidade de ar engolido que vai causar a distensão abdominal.
Alguns alimentos são mais fermentáveis que outros e, por conseguinte, produzem mais gases. As bebidas gaseificadas também podem ser causadoras da distensão abdominal.
A obstipação, por impedir a progressão do conteúdo intestinal, pode ser uma causa de aumento do perímetro abdominal.
A distensão abdominal também pode ser sintoma do síndrome do intestino irritável.
#drandregoulart #cirurgiageral #distensaoabdominal #barrigainchada #obstipacao #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments