Colecistectomia: recuperação
- André Goulart
- 7 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

A recuperação de uma colecistectomia laparoscópica é rápida.
Alguns dias após a cirurgia, a maioria dos doentes já se sente capaz de desempenhar alguma atividade profissional que não implique pegar em pesos.
Habitualmente só são necessários analgésicos nos primeiros dias.
Alguns doentes referem enjoos e dejeções moles/diarreia durante alguns dias. Estas alterações estão relacionadas com o síndrome pós-colecistectomia. Para evitar este síndrome ou diminuir a sua intensidade é importante ter alguns cuidados alimentares nas primeiras 2 a 4 semanas após a cirurgia:
- Evitar comidas ricas em gorduras, picantes ou ácidas
- Evitar fritos e molhos
- Evitar café/chá com cafeina e bebidas alcoólicas
- Escolher carne e peixe grelhados
- Pode e deve comer legumes e frutas
Se não teve qualquer sintoma relacionado com o síndrome pós-colecistectomia, duas semanas após a cirurgia já pode começar a introduzir gradualmente a sua dieta habitual. Se ao reintroduzir os alimentos habituais sentir algum sintoma, suspenda esse alimento durante mais algumas semanas.
Na maioria das vezes vai poder voltar a ingerir esse alimento mas o seu corpo necessita de mais algumas semanas de habituação.
#drandregoulart #cirurgiageral #vesicula #vesiculabiliar #liase #litiasevesicular #pedranavesicula #colecistectomia #colecistectomialaparoscopica #comunicacaoemsaude #educacaoparaasaude
Comments