As bridas intestinais são suspeitadas num doente que refira dor/distensão abdominal frequentes e que tenha tido alguma cirurgia abdominal prévia.
As bridas não podem ser visualizadas em nenhum exame de imagem. No entanto, em caso de oclusão intestinal, os exames de imagem (RX ou TC) podem mostrar sinais de oclusão provocados pelas bridas.
Se não houver sinais de gravidade (perfuração ou isquemia do intestino) o tratamento inicial passa por internamento para pausa alimentar, fluidoterapia e colocação de sonda nasogástrica para descompressão do intestino. Habitualmente este tratamento conservador é suficiente. Contudo, se não houver resolução do quadro oclusivo ou se houver agravamento o doente deve ser operado. A cirurgia consiste na libertação (lise) das aderências e resseção de alguma parte do intestino que possa estar isquémica. A cirurgia pode ser feita por laparoscopia ou por via aberta.
#drandregoulart #cirurgiageral #bridas #aderencias #intestino #intestinodelgado #laparsocopia #RX #TC #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Komentarze