As doenças mais comuns da paratiroide estão relacionadas com o seu funcionamento.
▶️ Se a glândula produzir pouca paratormona (PHT) ocorre uma situação conhecida como HIPOPARATIROIDISMO. Nesta doença os níveis de PTH estão baixos levando a uma diminuição dos níveis de cálcio. Normalmente ocorre após cirurgias cervicais onde há lesão das glândulas paratiroideias. O doente refere sensação de formigueiro nas mãos e pés, cãibras, espasmos musculares e cansaço. Felizmente, na maioria das situações, é um problema transitório que necessita de medicação com cálcio até normalização da função das paratiróides.
▶️ Por outro lado, se ocorrer excesso de produção de PTH os níveis de cálcio no sangue sobem e a pessoa desenvolve uma doença conhecida como HIPERPARATIROIDISMO. Esta situação leva à remoção excessiva de cálcio dos ossos (osteoporose), formação de cálculos urinários, calcificação dos vasos sanguíneos, alterações psiquiátricas, gastrointestinais e dores no corpo. Este aumento da PTH pode ocorrer habitualmente por um problema da própria glândula (hiperparatiroidismo primário) devido a um ADENOMA (de uma ou mais glândulas) ou CARCINOMA.
#cirurgiageral #paratiroide #endocrinologia #hipoparatiroidismo #hiperparatiroidismo #pth #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments