A dor no ânus é um sintoma frequente de ida ao médico.
A maioria dos doentes vem com receio de que possa ser um tumor, no entanto é muito raro a dor ser o principal sintoma de um tumor do ânus ou do reto.
As causas mais frequentes de dor são benignas e a forma como o doente sente a dor já pode indiciar o tipo de doença:
» HEMORROIDES: as hemorroides habitualmente dão mais hemorragia do que dor (a dor é mais do tipo desconforto). No entanto se houver um prolapso hemorroidário significativo (saída das hemorroides pelo ânus) ou trombose hemorroidária (formação de coágulos no interior das hemorroides) a dor pode ser intensa, súbita e continua. Ou seja, a dor apareceu rapidamente e não aumenta nem diminui com a evacuação.
» FISSURA ANAL: nesta situação o doente habitualmente descreve uma dor intensa e lancinante que inicia com a passagem das fezes pelo ânus ou imediatamente após. A dor mantem-se constante durante alguns minutos ou mesmo horas até começar a diminuir. O agravamento da dor ocorre novamente com a evacuação.
» ABCESSO PERIANAL: o doente refere uma dor perianal contínua, de agravamento progressivo e que não tem qualquer relação com as dejeções. Habitualmente sente-se também uma tumefação junto ao ânus (no entanto, podem ocorrer abcessos profundos que não dão esta tumefação visível)
Causas mais raras de dor anal são a proctalgia fugax, as doenças inflamatórias do intestino, a disfunção do pavimento pélvico, as infeções da pele ou tumores.
#cirurgiageral #proctologia #anus #dor #doranal #hemorroides #hemorroidas #fissura #abcesso #tumor #neoplasia #cancro #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments