top of page

E se houver lesão do nervo laríngeo recorrente?


As lesões do nervo laríngeo recorrente podem acontecer durante uma cirurgia no pescoço (como a tiroidectomia) ou por invasão do nervo por tumores.


As consequências da lesão de um ou de ambos os nervos são significativamente diferentes.


» A lesão de apenas um nervo leva à paralisia de uma das cordas vocais com consequente repercussão a nível da fala (rouquidão) e respiratória (dificuldade em respirar durante exercícios físicos devido ao facto do espaço entre as cordas vocais que permite a passagem do ar estar mais diminuído)


» A lesão de ambos os nervos pode levar à perda completa da capacidade em falar e em respirar com necessidade de colocação de uma traqueostomia para permitir a entrada do ar abaixo das cordas vocais.


Durante uma cirurgia à tiroide, a lesão do nervo laríngeo recorrente pode variar de um ligeiro estiramento (esticar) do nervo durante a sua manipulação a uma secção completa do nervo. A diferença no tipo de lesão tem relevância nas alterações que o doente apresenta após a cirurgia. Na maioria das vezes as lesões do nervo são resultado de um ligeiro estiramento e com consequências temporárias que melhoram/desaparecem com o tempo e com reabilitação da voz. Infelizmente, numa percentagem baixa (+/- 0,5%) a lesão é permanente.


Se vai ser operado à tiroide fale com o seu cirurgião sobre este risco. Apesar de baixo, os doentes devem estar informados das consequências que podem ter após a cirurgia e no tratamento necessário para recuperar.


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page