top of page

Litíase vesicular - o que é, causas, sintomas e mitos


O que é a litíase vesicular:

A litíase vesicula, também conhecida como pedra na vesícula, refere-se a cálculos que se formam na vesícula biliar. Os cálculos podem ser muito pequenos com dimensões milimétricas (microlitíase) ou mesmo atingir vários centímetros.

Cerca de 75% dos cálculos são de colesterol e têm uma cor amarelada, mas também podem ser pigmentados (formados por bilirrubina) e apresentam uma cor escura.

A presença de litíase vesicular pode atingir cerca de 10-15% da população adulta e é mais comum em mulheres (especialmente se tomarem anticontracetivos orais ou terapia hormonal de substituição), pessoas mais idosas ou que tenham outros elementos na família com esta doença.


Existem também algumas doenças que potenciam o aparecimento da litíase vesicular:

- Cirrose

- Infeções nas vias biliares

- Anemia hemolítca

- Doença de Crohn

- Aumento dos triglicerídeos e diminuição do colesterol HDL

- Diabetes

- Síndrome metabólico


Pessoas com dieta rica em gorduras e hidratos de carbono e com baixa ingestão de fibras também têm maior probabilidade de desenvolver litíase vesicular


Causas:

As causas responsáveis para a formação de pedras na vesícula não têm nada haver com as causas que levam à formação de pedras do rim.


As principais causas são:

» Bile rica em colesterol: normalmente a bile consegue dissolver o colesterol excretado pelo fígado. Contudo, se o colesterol excretado for superior ao que a bile consegue dissolver, começam a formar-se pequenos cristais que dão origem às pedras. Um alimentação rica em gorduras é uma das principais causas para o excesso de colesterol excretado na bile.

» Bile rica em bilirrubina: a bilirrubina resulta da destruição dos glóbulos vermelhos em "fim de vida". Algumas doenças levam o fígado a produzir bilirrubina em excesso. O aumento de concentração de bilirrubina na bile promove a formação de pedras na vesícula.

» Vesícula biliar que não esvazia bem: se a vesicula funciona mal (não se esvazia completamente) a bile vai sendo muito concentrada em colesterol e bilirrubina o que contribui para a formação de pedras.


Sintomas:

A maioria das pessoas com litíase vesicular não apresenta sintomas, no entanto, a ausência de sintomas não torna a litíase menos grave ou com menor risco de complicações.


Os sintomas dependem do local onde se encontram as pedras.

Se as pedras entupirem transitoriamente a saída da vesicula, a bile não consegue sair e causa dor no lado superior-direito do abdómen. Este sintoma conhecido como cólica biliar pode durar alguns minutos e é habitual após refeições ricas em gorduras. A presença de náuseas ou vómitos também é frequente. As pedras que entopem a drenagem da vesicula podem também levar à colecistite aguda.

Se as pedras saírem da vesicula e entupirem a via biliar principal podem causar icterícia (que se

manifesta como cor amarela nos olhos e pele e urina escura) ou mesmo colangite (infeção do canal que drena fígado).

Se as pedras entupirem o canal que drena o pâncreas causam pancreatite que, em cerca de 10 a 15% das situações, pode ser grave


Se tem litíase vesicular ou lama na vesicula, mesmo que não cause sintomas, converse com o seu médico.


Mito ou realidade: perder peso aumenta o risco de litíase vesicular?

»»»»» REALIDADE «««««


Quando fazemos um período de jejum prolongado ou perdemos peso rapidamente, o fígado aumenta a excreção de colesterol na bile (sendo este um dos fatores que contribui para formação de litíase vesicular). A perda súbita de peso também pode levar ao esvaziamento incompleto da vesicula que é outra causa para a formação das pedras.

As cirurgias de perda de peso (cirurgias bariátricas) ao induzirem uma perda de peso súbita são um dos fatores de risco para a formação de pedras na vesícula ou para que pedras que existiam previamente e que estavam silenciosas se tornem sintomáticas.


As dietas muito restritivas e as dietas baseadas em jejum prolongado também são fatores de risco para o aparecimento da litíase vesicular.

As dietas com efeito ioiô (alternância entre perda de peso e novo ganho do peso perdido de forma cíclica) aumentam a probabilidade de formação de pedras na vesícula pelo risco acumulado de as perdas de peso repetitivas acarretam.


Se quer perder peso de forma segura consulte um profissional de saúde experiente. Os nutricionistas são os melhores profissionais para o acompanharem.



Comentários


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page