Ao contrário da maioria das obstipações funcionais, a obstrução defecatória não é causada por ingestão insuficiente de água e fibras.
É habitual os doentes referirem na consulta que não percebem como é que são obstipados apesar de beberem muita água e comer legumes/fruta várias vezes por dia.
Durante a dejeção, é importante que ocorra o relaxamento dos músculos do pavimento pélvico (nomeadamente o músculo puboretal), a descida controlada do períneo e o relaxamento do esfíncter anal externo.
Neste processo de expulsão das fezes podem ocorrer falhas a nível da função ou da estrutura que levam à obstrução defecatória:
Causas estruturais:
» Retocelo
» Entrecocelo
» Prolapso/invaginação retal
» Síndrome do períneo descido
Causas funcionais:
» Anismo (dissenergia do pavimento pélvico)
» Hipossensibilidade retal
Este tipo de obstipação é mais comum em mulheres e parece estar associado à menopausa, obesidade, gravidez, parto e fatores genéticos que alterem a consistência do colagénio.
Se tem a sensação de que não evacuou por completo as fezes, necessidade de introduzir o dedo na vagina/ânus para facilitar a defecação ou se necessita de recorrer regularmente a laxantes, procure ajuda!
Apesar de ser um tema que nos transmite alguma vergonha, não tenha receio de conversar sobre isso com um médico especialista.
#cirurgiageral #obstipacao #obstrucaodefecatoria #fezes #prisaodeventre #laxante #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments