Os divertículos do cólon são pequenas saliências (bolsas) da parede no intestino grosso.
Estas saliências são mais comuns no cólon do lado esquerdo (cólon sigmoide e descendente), no entanto é frequente encontrarmos colonoscopias que mostram divertículos em toda a extensão do cólon.
A presença de divertículos no cólon é conhecida como diverticulose cólica.
Os divertículos habitualmente são múltiplos e de pequena dimensão (apenas de alguns milímetros) e são comuns a partir dos 40 anos de idade, tanto em homens como em mulheres.
A ingestão reduzida de fibras é um fator de risco para o aparecimento dos divertículos por dificultar a progressão das fezes. Nestas situações de obstipação, o intestino é obrigado a contrair-se com mais força para empurrar as fezes e, com o tempo, a pressão exercida vai levar ao aparecimento destas pequenas bolsas em locais onde a parede do intestino é mais fraca (nos locais em que os vasos sanguíneos atravessam a parede). É por este motivo que os divertículos vão sendo cada vez mais comuns com o aumento da idade.
Para evitar o aparecimento de divertículos (ou de complicações), deve-se adotar hábitos de vida que evitem a obstipação: ingerir alimentos ricos em fibras, 1,5L de água/dia e 30min de exercício 3x/semana.
Comentarios