top of page

Perda de sangue pelo ânus - tipos de hemorragia, causas e como investigar


Tipos de hemorragia:

Quando perdemos sangue nas fezes a origem pode ser em qualquer parte do tubo digestivo desde a boca até ao ânus. No entanto, o aspeto que o sangue têm quando sai pelo ânus pode indicar a origem da hemorragia.

Normalmente dividimos a perda de sangue pelo ânus em melenas, hematoquezias ou retorragias.


MELENAS

Correspondem à saída de fezes de aspeto escuro e do tipo borra de café.

A origem da hemorragia é habitualmente no tubo digestivo superior (esófago ou estômago). O sangue que se perde nesta localização fica exposto durante várias horas às enzimas do suco gástrico e às bactérias do intestino que gradualmente vão alterando a cor vermelha do sangue para uma cor mais escura quase preta.


HEMATOQUEZIAS

Corresponde à saída de sangue vermelho vivo misturado ou a envolver as fezes.

A origem é normalmente mais baixa (cólon ou reto) e o sangue mantém a cor viva porque não teve tempo de ser alterado pelas enzimas e bactérias. No entanto, se houver uma aceleração do trânsito intestinal, as hemorragias digestivas do estômago também podem dar hematoquezias devido ao pouco tempo que o sangue passa no tubo digestivo.


RETORRAGIA

Retorragia é um termo genérico para designar a perda de sangue pelo ânus (independentemente da origem). No entanto, habitualmente reservamos este termo para descrever o sangue vermelho vivo que pinga na sanita ou que suja o papel higiénico na presença de fezes de cor e consistência normais. Habitualmente a origem da hemorragia é no reto/ânus (ex.: hemorroide).


As hemorragias do intestino delgado tanto podem aparecer sob a forma de melenas ou hematoquezias dependendo do tempo que o sangue passa no tubo digestivo.


Causas:

O tipo de sangue perdido através do ânus pode ajudar a direcionar para a possível causa:

As melenas são causadas por hemorragia da parte inicial do tubo digestivo (esófago e estômago). As causas mais comuns são:

- Úlcera gástrica ou duodenal

- Varizes esofágicas

- Gastrite ou esofagite

- Neoplasia do esófago ou estômago

As hematoquezias são habitualmente causadas por hemorragia do intestino delgado, cólon ou ânus:

- Doença diverticular

- Angiodisplasia

- Pólipos

- Neoplasias colorretais

(se houver aceleração do trânsito intestinal, algumas causas de hemorragia do esófago ou estômago também podem dar perda de sangue sob a forma de hematoquezia)

As doenças proctológicas dão uma forma de hemorragia diferente sob o aspeto de sangue vivo que pinga na sanita ou suja o papel (retorragias):

- Hemorroides

- Fissuras

- Fístulas

- Pólipos anais


Como investigar:

Perante um doente que refere perda de sangue pelo ânus, o mais importante é a história clínica (tipo de hemorragia, inicio de sintomas, doenças e medicação habitual, historia da família) e o exame físico (visualização da região anal e, se necessário, toque retal).

Em algumas situações pode ser necessário um estudo endoscópico com colonoscopia ou endoscopia digestiva alta. Para a investigação de causas do intestino delgado pode ser necessário a videocápsula.

Raramente, é preciso realizar exames de imagem (TC, RMN, angiografia).


Se perde sangue nas fezes de forma contínua ou persistente (independentemente do tipo de hemorragia) consulte o seu médico. Na maioria das vezes não é nada de grave, mas em algumas situações o atraso na investigação e tratamento pode agravar a doença que causa a hemorragia (como no caso das neoplasias).


Comments


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page