top of page

Quais as doenças do pâncreas?


As doenças que mais frequentemente atingem o pâncreas são:


1. Pancreatite:

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas habitualmente causada por pedra na vesicula (litíase vesicular) ou consumo de álcool. O doente refere dor abdominal na parte superior do abdómen que irradia para as costas, associada a náuseas/vómitos.


2. Neoplasia (benigna ou maligna):

As neoplasias do pâncreas podem manifestar-se como cistos, tumores neuroendócrinos ou adenocarcinomas. Alguns tumores podem manifestar sintomas de acordo com o tipo de hormona que produzem (os insulinomas produzem excesso de insulina que leva a hipoglicemias graves), no entanto a maioria dos tumores do pâncreas são silenciosos e só dão sintomas quando crescem de forma significativa e dão dor ou impedem a passagem da bile do fígado para o intestino levando a que o doente apresente a pele e os olhos amarelos e a urina escura (icterícia).


3. Diabetes:

Num doente com diabetes, os níveis de açúcar (glicose) do sangue aumentam devido à diminuição da produção de insulina pelo pâncreas. Estes doentes habitualmente referem aumento da sede, mais idas ao WC para urinar e perda de peso.


4. Insuficiência pancreática:

A insuficiência pancreática é causada por doenças (ex.: pancreatite crónica, alcoolismo, doenças genéticas) que diminuem a capacidade do pâncreas de produzir as enzimas digestivas (amilase e lipase). Estes doentes não conseguem absorver os nutrientes e apresentam sinais de desnutrição, perda de peso e fezes gordurosas.



Comentários


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page