Infelizmente, num percentagem significativa dos casos, o cancro do pâncreas pode não dar sintomas até estar numa fase avançada.
No entanto, existem algumas sintomas que devem levantar a suspeita de um tumor no pâncreas e levar a pessoa a procurar ajuda médica rapidamente. Um diagnóstico precoce de cancro do pâncreas aumenta a possibilidade de cura.
Os sinais e sintomas mais frequentes do cancro do pâncreas são:
Icterícia (cor amarela na pele) e colúria (urina escura): por compressão da via biliar principal que atravessa o pâncreas. Habitualmente esta cor amarela é acompanhada de comichão (prurido) mas sem dor.
Dor abdominal ou nas costas: aparece em fases mais avançadas e está relacionada com o crescimento do cancro que causa compressão dos órgãos vizinhos e dos nervos em torno do pâncreas.
Náuseas e vómitos: causada pela evolução da doença oncológica e por compressão do estômago
Diabetes: alteração dos níveis de glicose no sangue ou a descompensação de um doente diabético que se encontrava controlado também pode ser sinal de cancro do pâncreas. Com o crescimento, o cancro pode destruir as células produtoras de insulina e levar à alteração dos níveis de glicose
Falta de apetite e perda de peso
Cansaço
Deve estar atento e procurar ajuda médica se aparecer algum destes sintomas, porque um diagnóstico precoce de cancro do pâncreas aumenta a possibilidade de cura. No entanto, lembre-se que ter algum destes sintomas não é igual a ter cancro no pâncreas! Existem outras doenças que dão estes sintomas e são situações benignas.
Opmerkingen