Alguns tipos de laxantes são agressivos para o intestino, pelo que se devem usar de forma ponderada.
Para controlar a obstipação deve-se usar adotar medidas dietéticas adequadas (ingestão de água e fibras) e realizar exercício físico de forma regular. Os laxantes só devem ser usados pontualmente e durante o menor tempo possível.
Numa situação de obstipação funcional, os laxantes FORMADORES DE MASSA devem ser os primeiros a ser escolhidos. Apesar de não terem um efeito rápido (pode demorar alguns dias) são os fármacos mais naturais para combater a obstipação e podem ser usados de forma prolongada.
No caso de falência ou de efeitos laterais significativos destes laxantes, deve-se progredir para laxantes OSMÓTICOS. São os laxantes habitualmente usados na preparação intestinal para colonoscopia ou previamente a cirurgias.
Os laxantes ESTIMULANTES / DE CONTACTO também podem ser usados pontualmente no caso de falência dos outros tipos de laxantes ou em situações em que a obstipação seja causada por fármacos que inibem a contração do intestino (ex.: opióides).
Os laxantes EMOLIENTES (ou lubrificantes) também podem ser usados de forma prolongada nas situações que seja necessário manter as fezes pouco consistentes para diminuir o esforço defecatório.
⚠️ATENÇÃO⚠️
Há determinadas situações que necessitam de ser avaliados por um médico antes de iniciar/continuar com os laxantes:
- Perda de peso
- Sangue nas fezes
- Alternância entre obstipação e diarreia
- Ineficácia dos laxantes
Uma obstipação súbita numa pessoa que não alterou as suas rotinas diárias nem iniciou nenhum medicamento novo deve ser sempre avaliado por um médico.
#drandregoulart #cirurgiageral #obstipacao #prisaodeventre #fezes #laxante #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments