Quando se diagnostica uma fístula retovaginal devem ser implementadas algumas medidas imediatas para minimizar os problemas causados por esta fístula:
Lavagem da região vaginal com água morna e sabão neutro quando existe saída de conteúdo fecal ou escorrência
Evitar lavar com produtos irritantes
Depois de lavar, secar com o secador. Evitar esfregar o local com uma toalha
Depois de seco, aplicar um creme barreira (ex.: halibut®) para evitar o contacto direto de fezes com a pele
Usar roupa interior de algodão larga. Se utilizadas, as fraldas devem ter boa capacidade absortiva e serem removidas logo que estiverem sujas
Depois de realizados os exames necessários, deve-se planear o tratamento adequado para encerrar a fístula.
Se a causa da fistula estiver relacionado com uma doença inflamatória intestinal, o controlo com medicamentos dessa doença pode ser suficiente para a fístula encerrar.
No entanto, a maioria das doentes necessita de tratamento cirúrgico.
O tipo de cirurgia depende do tamanho e localização da fístula e experiencia do cirurgião. Por vezes, estas doentes necessitam de várias cirurgias até a fístula ser encerrada.
Pode ser necessário realizar uma colostomia temporária com o intuito de desviar as fezes do local da reparação da fístula. Isto permite que a fístula cicatrize sem a conspurcação das fezes e numa segunda cirurgia volta-se a reconstruir o trânsito intestinal (encerramento da colostomia).
Se tem uma fístula retovaginal não se isole. Procure ajuda!
Imagem: DOI - 10.1007/978-3-319-65942-8_14
#drandregoulart #cirurgiageral #fistula #fistularetovaginal #fistularectovaginal #crohn #doencadecrohn #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments