top of page

Técnicas de cirurgias às hemorróidas - hemorroidectomia, hemorroidopexia e hemorroidoplastia


Quando me perguntam "Como vai ser a recuperação após a cirurgia às hemorróidas?" eu respondo que depende da técnica a ser utilizada.

Existem várias técnicas cirúrgicas para tratamento da doença hemorroidária e nesta publicação vamos falar de três das técnicas mais comuns.

Hemorroidectomia:

A técnica mais comum e que serve de comparação às outras técnicas é a hemorroidectomia de Milligan-Morgan.

Esta cirurgia consiste na remoção de um ou mais pedículos hemorroidários. Estes pedículos são desinseridos do esfíncter anal interno e os vasos que irrigam as hemorróidas são laqueados.

O espaço onde estava o pedículo hemorroidário não é encerrado. Este local que fica "aberto" é responsável pela sensibilidade que o doente sente no pós-operatório e que desencadeia dor de intensidade muito variável de pessoa para pessoa (pode ir desde um desconforto ligeiro ao defecar a uma dor intensa que dura vários dias ou mesmo algumas semanas).

Esta técnica permite tratar a maioria das hemorróidas sintomáticas grau 2 a 4 (hemorroides que se exteriorizam pelo ânus).

Hemorroidopexia: Outra técnica possível para tratamento da doença hemorroidária é a hemorroidopexia.

Esta técnica é mais indicada quando existe um prolapso das hemorróidas e da mucosa do reto e consiste na recolocação dos pedículos hemorroidários na sua posição anatómica normal, ou seja, dentro do canal anal. Habitualmente é utilizada uma máquina de sutura automática (técnica conhecida como hemorroidopexia de Longo) que retira uma faixa circular de mucosa do reto sem remover as hemorróidas.

A maioria dos doentes têm um pós-operatório praticamente indolor, referindo apenas alguma hemorragia nas primeiras dejeções.

No entanto, uma percentagem pequena de doentes pode ter complicações mais graves como a retenção urinária ou dor intensa.

Hemorroidoplastia por laser: Nos últimos anos começou a ser utilizado laser no tratamento da doença hemorroidária - hemorroidoplastia por laser.

Nesta técnica é introduzia uma sonda de laser nas hemorróidas e é aplica energia que cauteriza e sela os vasos sanguíneos levando as hemorróidas a encolherem reduzindo a circulação de sangue na hemorroide e consequente perda hemática.

Esta técnica é uma alternativa interessante nos doentes que referem sangramento significativo e/ou frequente, pois apresenta uma taxa de sucesso muito boa com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa que a técnica de hemorroidectomia convencional.


Se sofre de hemorróidas, procure um cirurgião experiente na área da proctologia e que domine as várias técnicas existentes.


Comments


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page