top of page

Volvo do cólon - o que é, sintomas e tratamento


O que é:

O volvo do cólon ocorre quando o intestino torce sobre ele mesmo causando uma oclusão à passagem do conteúdo fecal. Esta situação é popularmente conhecida como "nó nos intestinos".

Os volvos do cólon são mais comuns no sigmoide (junto ao reto), mas também podem ocorrer no cego (primeira parte do intestino grosso).

Este problema é responsável por 5% das oclusões intestinais e é mais comum a partir dos 50 anos de idade.

Para além da idade, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento de um volvo:

- Obstipação crónica

- Uso frequente de laxantes

- Doenças neurológicas ou psiquiátricas

- Dieta rica em fibras

- Doentes acamados

- Antecedentes de cirurgias abdominais prévias

Sintomas: Ao impedir a passagem do conteúdo fecal, os sintomas estão relacionados com a oclusão intestinal:

- Distensão abdominal

- Obstipação súbita

- Dor abdominal

- Náuseas e vómitos

Se não for tratado prontamente, o volvo pode levar à isquemia e perfuração do cólon. Nesta situação o doente desenvolve uma peritonite e choque sético.

Tratamento: Perante uma suspeita de volvo do cólon, o RX e o TC abdominais são exames que permitem chegar rapidamente ao diagnóstico.

Se não houver sinais de isquemia ou perfuração, os volvos do sigmóide devem ser tratados através de uma colonoscopia que tenta desenrolar o nó. Se a colonoscopia conseguir resolver, o doente fica internado em vigilância (há risco de refazer o volvo precocemente) e, a maioria dos doentes, deve ser operado de forma eletiva (para remoção do cólon sigmoide - colectomia).

No caso da colonoscopia não resolver o volvo ou de haver sinais de isquemia/perfuração, o doente deve ser operado de urgência e realiza-se uma operação de Hartmann (remoção do cólon com colostomia temporária). Depois de estabilizado, o doente é novamente operado para reconstituir o trânsito intestinal (remover a colostomia).

Nas situações de volvo do cego, o tratamento passa por uma cirurgia (com ou sem remoção dessa parte do intestino).

Comments


assinatura-2.png
Logo-andre-goulart.png

Trofa - Braga - Maia

bottom of page